Na semana passada, ocorreu em Sorocaba a 1° Reunião Técnica dos Pesquisadores do INCTNanoAgro. Esse evento foi importante para que os pesquisadores dessa nova rede de pesquisa brasileira pudessem ampliar sua capacidade de interação e dessa maneira desenvolver projetos cada vez mais multidisciplinares.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Além disso, houve trocas de informações sobre suas pesquisas em andamento e também direcionamentos sobre a gestão das futuras atividades desse importante instituto que tem como foco promover melhorias para a agricultura brasileira.
Sebrae
Na tarde do primeiro dia da reunião houve um momento no SEBRAE de Sorocaba com o Workshop de ideação “Do Problema à solução”. Essa foi uma atividade que permitiu a troca de conhecimentos entre os pesquisadores envolvidos e principalmente a busca de soluções para problemas reais da agricultura da região.
Senai
No segundo dia do evento fizemos uma atividade no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) que é um dos principais locais onde se respira inovação no nosso país. Inicialmente tivemos o treinamento sobre “da ideia ao mercado” com o pessoal do SENAI UPLAB e PTS. Nesse momento houve ainda o relato de uma empreendedora que falou sobre os desafios das novas empresas que chegam ao mercado.
Parque Tecnológico de Sorocaba
Durante a visita ao parque tecnológico foi possível entender porque esse ambiente de inovação já está produzindo seu segundo unicórnio (startups inovadoras que possuem valor de mercado superior a 1 bilhão de dólares).
Importância da inovação
O parque existe há 12 anos e é um ambiente todo pensado para interação entre as startups incubadas, as universidades da região e o SENAI UPLAB, que apoia para que as empresas entendam e acessem com mais facilitadas os mercados. Locais como esses são comuns no estado de São Paulo e explicam porque esse é o Estado mais rico da nação.
O que podemos fazer no nosso Rio Grande?
As ações que precisamos tomar agora no nosso Estado são de cada vez mais incentivo a geração de ciência, tecnologia e inovação. Embora essas ações não tenham resultado imediato são a única solução para que possamos gerar um futuro próspero nos próximos anos!
Inovatec
Uma das ações que já está em andamento em Santa Maria é a criação de um parque tecnológico dentro da UFSM. O Inovatec tem como visão “ser o maior polo formador de pessoas, startups e tecnologias para o agro da região sul do Brasil até 2030”. Essa é uma meta ousada e que deve ser perseguida, afinal temos muitas boas ideais e principalmente mão de obra extremamente qualificada saindo das nossas universidades da região.
Como a inovação ajuda o agro?
Somente por meio de novas iniciativas, as quais podem ser geradas dentro desses ambientes de inovação, é que iremos encontrar as respostas para os velhos problemas da agricultura gaúcha. Dessa maneira, a inovação precisa ser apoiada e fomentada pelos tomadores de decisão no nosso Estado.